top of page

Israel permite entrada de comboio humanitário em Gaza após pressão internacional

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, informou que mais de 600 pessoas morreram desde 11 de maio, incluindo mulheres e crianças




Foto: REUTERS/Hatem Khaled
Foto: REUTERS/Hatem Khaled

Israel autorizou nesta segunda-feira (19) a entrada de caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza, marcando o primeiro comboio autorizado desde 2 de março. A permissão foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pelo chefe de ajuda humanitária da ONU, Tom Fletcher, que afirmou que mais carregamentos devem ser enviados ao território palestino nesta terça-feira (20).


De acordo com o Exército israelense, cinco caminhões atravessaram a passagem de Kerem Shalom levando suprimentos essenciais, como alimentos para bebês. A liberação ocorre após crescente pressão internacional, inclusive por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, principal aliado de Israel, diante de denúncias de fome e aumento no número de mortes entre a população palestina.


Apesar da autorização limitada de ajuda, o contexto permanece tenso. Israel lançou no domingo uma nova ofensiva terrestre em Gaza, com operações simultâneas no norte e no sul do território. Nesta segunda, o premiê Benjamin Netanyahu declarou que Israel tomará "toda a Faixa de Gaza", prometendo intensificar os combates.


Os ataques são acompanhados por fortes bombardeios aéreos. Segundo as IDF, mais de 670 alvos do Hamas foram atingidos na última semana e outros 160 desde o início da atual ofensiva. Autoridades israelenses alertaram a população de diversas áreas, incluindo Khan Younis, para evacuação imediata diante do que classificaram como um "ataque sem precedentes".


O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, informou que mais de 600 pessoas morreram desde 11 de maio, incluindo mulheres e crianças. Só neste domingo (18), mais de 130 palestinos perderam a vida, enquanto outros 52 foram mortos em ataques nesta segunda-feira, segundo a Defesa Civil local.

bottom of page