top of page

Lula pretende antecipar pagamento de 13º salário de aposentados

A antecipação, já implementada em 2024, acontece neste ano em um contexto de desafios políticos, marcados pela queda na popularidade do governo





Ricardo Stuckert / PR
Ricardo Stuckert / PR

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou nesta quinta-feira (27) que o governo pretende antecipar o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS. O pedido de antecipação partiu do Ministério da Previdência Social. A medida surge em um contexto em que o governo busca estratégias para fortalecer sua popularidade.


O pagamento do 13º salário costuma ocorrer no segundo semestre e sua antecipação depende da formalização por meio de um decreto presidencial. O benefício será concedido aos segurados da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. No entanto, o governo ainda não divulgou o número de beneficiários.


A decisão final depende da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conjunto com os ministros da área econômica, mas a tendência é que a antecipação ocorra, seguindo o padrão dos últimos anos. Segundo Ceron, a principal discussão no momento é definir o período para os repasses, com duas possibilidades em análise: abril e maio ou maio e junho, uma vez que o pagamento é realizado em duas parcelas.



bottom of page