Trump menciona tarifas contra o Brasil em seu primeiro discurso no Congresso dos EUA: entenda
- Lara Andrade
- 5 de mar.
- 1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos afirma que as "tarifas são recíprocas"

O presidente dos EUA, Donald Trump fez um balanço de seus primeiros meses no cargo em um extenso discurso no Congresso americano nesta terça-feira (4), onde reiterou apoio aos cortes de gastos federais e à sua política tarifária.
Esse foi o primeiro discurso de seu segundo mandato diante das duas câmaras do Congresso, com duração recorde de uma hora e 42 minutos. A sessão foi marcada por frequentes interrupções de opositores do Partido Democrata.
Em determinado momento, o presidente republicano reafirmou sua intenção de manter a promessa de impor novas tarifas a parceiros comerciais, incluindo o Brasil, que foi mencionado em seu pronunciamento.
"Há países que usam tarifas contra nós há décadas e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles. A União Europeia, China, Brasil e Índia, México e Canadá e diversas outras nações cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles. É injusto", disse. Afirmou ainda que, a partir de 2 de abril, serão aplicadas "tarifas recíprocas" a setores e países que impõem taxas sobre produtos americanos, incluindo o Brasil.
Trump reiterou a mensagem de sua posse, em 20 de janeiro, afirmando que a "era de ouro" dos Estados Unidos estava começando. Segundo ele, a "América está de volta".