top of page

Lula reúne ministros para discutir soluções para a alta da inflação dos alimentos

Parlamentares buscam com urgência soluções para aliviar a pressão sobre as famílias brasileiras




Joédson Alves/Agência Brasil
Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião nesta quinta-feira (6) sobre a alta na inflação dos alimentos. Junto com ele estarão membros da equipe econômica e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).


Inflação é o aumento geral e contínuo dos preços de bens e serviços ao longo do tempo. Isso significa que, com o passar dos meses ou anos, as pessoas precisam de mais dinheiro para comprar as mesmas coisas que antes.


O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal indicador da inflação no Brasil. Ele é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e reflete o impacto das mudanças nos preços para o consumidor final.


Ele mede a variação dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, abrangendo desde alimentos, transporte, habitação até serviços como educação e saúde.


Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade da Bahia, concedida no dia 6 de fevereiro, o presidente afirmou que o Governo Federal trabalha continuamente para diminuir os preços dos alimentos no Brasil. “Nós estamos trabalhando, conversando com empresários, utilizando muito a competência da Fazenda, a competência do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que a gente encontre uma solução sobre como reduzir o preço. Nós vamos encontrar uma solução para os preços”, assegurou o petista.


A alimentação é um dos itens mais sensíveis no orçamento das famílias, e o aumento nos preços dos alimentos pode agravar ainda mais a situação econômica, gerando dificuldades para muitas pessoas.





 
 
bottom of page